Covid-19: fez um teste rápido? Saiba como jogar no lixo | TVI24

2021-12-01 08:53:55 By : Mr. Carl Pang

As regras a serem aplicadas são diferentes dependendo do resultado

A recente democratização dos testes de covid-19 provocou um aumento considerável do número de testes realizados em Portugal. Com a introdução de testes rápidos (disponíveis em várias farmácias do país) no mercado, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alerta que é necessário fazer uma boa gestão dos resíduos, de forma a proteger a saúde pública, mas também o ambiente.

Assim, e num documento com a colaboração da Direcção-Geral da Saúde e do Infarmed, a APA informa que “todos os componentes que resultem da utilização de testes rápidos em casa de utentes com resultados negativos devem ser colocados no saco plástico que inclui o kit (ou em qualquer saco plástico, se não for o caso) e depositado no contentor de resíduos indiferenciados juntamente com os restantes resíduos ”.

Caso o teste rápido dê resultado positivo, e seguindo o princípio da precaução, deve ser colocado em saco duplo. Caso o kit adquirido contenha bolsa, o teste deve ser colocado ali, sendo esta bolsa colocada em uma segunda bolsa de lixo resistente, a qual deve ser depositada no recipiente de lixo não triado.

Em nenhuma das situações, os resíduos em questão devem ser depositados na lixeira ou na lixeira ”, enfatiza a APA.

Também são estabelecidas regras no caso de os testes se destinarem a ser realizados em farmácias ou pontos de venda com um profissional de saúde.

Nos casos de resultados positivos, os testes devem ser colocados em saco plástico e depositados em recipiente específico para resíduos de risco biológico com o código "código LER 18 01 03 * - Resíduos cuja coleta e destinação estão sujeitas a exigências específicas com vistas à prevenção de infecções ".

Nos casos de resultados negativos, “devem ser colocados na sacola plástica que integra o kit (ou em sacola plástica alguma, se não for o caso) e acondicionados em vasilhame, devendo ser classificados com o código LER 18 01 04. - Resíduos cuja recolha e eliminação não obedecem a requisitos específicos de prevenção de infecções ”.